Histórico

No ano de 2010 foi divulgada a publicação das novas diretrizes de catalogação, chamado Resource Description and Access (RDA) e que substitui o então predominantemente utilizado Anglo-American Cataloging Rules – 2nd Edition (AACR2). Junto com as novas diretrizes, ficamos expostos a uma série de atualizações, em um efeito cascata e que denota que os conceitos e a prática da catalogação já não são os mesmos de outros tempos.

Frente a estas mudanças, a Biblioteconomia brasileira vem discutindo o assunto em eventos variados, por vezes voltados não exclusivamente à catalogação. E justamente por isso, em 2019, com o apoio da CAPES, SENAC/SC e UDESC, surgiu o desejo de reunir as pessoas com este interesse em comum, em um evento destinado exclusivamente aos temas que envolvem a RDA.

Com isto, foi realizado o I Encontro de RDA no Brasil, ocorrido entre os dias 16 e 18 de abril de 2019, na cidade de Florianópolis (SC), contando com 9 palestrantes principais, 14 apresentações de trabalhos e, principalmente, com a presença de aproximadamente 250 participantes de todas regiões do Brasil, além de colegas do Chile e México. Os anais do I Encontro de RDA no Brasil estão disponíveis em rdanobrasil.org.

Comissão Organizadora do I Encontro de RDA no Brasil com a professora Antonia Memória.

Proposta do II Encontro

Para a sua segunda edição, o II Encontro de RDA no Brasil passa a contar com a organização da FEBAB, através do Grupo de Trabalho em Catalogação (GT-CAT), mantendo o apoio da UDESC e contando com o apoio do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

O evento será realizado nos dias 01, 03, 05, 08, 10 e 12 de novembro de 2021, totalmente online, com transmissão das palestras e apresentações de trabalho via Youtube da FEBAB.

Apoiam o evento

Comissão organizadora

@2021 - FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições