Como potencializar as bibliotecas enquanto terceiro lugar para fortalecimento das comunidades?

Este é o desafio do primeiro Hackathon idealizado pela FEBAB! Lá em 1988 o sociólogo norteamericano Ray Oldenburg cunhou o termo “terceiro lugar”, que são espaços públicos que visam à construção da cidadania e fortalecimento da democracia. São espaços essenciais para o senso de comunidade. As bibliotecas são um desses espaços, junto de parques, cafés, museus e outros.

Mas o que é um hackathon?

É uma maratona de programação em que hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. Os hackathons possibilitam oportunidades ideais para bibliotecas e profissionais de Biblioteconomia promoverem novos serviços e ferramentas tecnológicas.

Como participar?

Antes, leia atentamente o Regulamento. A inscrição é gratuita e voluntária e destinada a pessoas físicas. A partir do número de pessoas inscritas, a comissão organizadora irá criar equipes de três a cinco integrantes. As inscrições estarão abertas até 28 de abril por este link. São somente 30 vagas!

Programação

O hackathon acontecerá no dia 30 de abril, em formato online, de 8h até 21h. Ao longo do dia, as equipes receberão orientação de profissionais nas áreas de design, marketing, gestão de projetos e programação para que suas soluções ao desafio sejam desenvolvidas.

Premiação

Ao final do dia, após toda a maratona, conheceremos a equipe vencedora que levará o prêmio de 3 mil reais!


Patrocínio